Monday, April 9, 2007

(estado da arte) – Instalação

Arte Digital



Para começar convém esclarecer que em termos de terminologia tem havido vários nomes adoptados: ‘computer art’, ‘multimedia art’, ‘digital art’, ‘sound art’, que demonstram de certo modo a hibridez das formas adoptadas.



E o que é isto de Arte Digital?



Há duas definições de arte digital: arte que usa a tecnologia digital como ferramenta para a criação de obras de arte tradicionais; e arte que emprega estas tecnologias como meio, sendo as obras de arte produzidas, armazenadas e apresentadas exclusivamente em formato digital, fazendo uso da sua interactividade e o seu carácter participativo. Sendo que ambas as definições partilham as características inerentes à tecnologia digital, que distinguem estas obras na sua manifestação e estética.



A história da arte digital está por isso intimamente ligada à história da tecnologia digital, como ferramenta ou mesmo como medium. E por sua vez a história da tecnologia digital está ligada à indústria militar e aos centros de investigação.


Um dos passos primordiais em direcção à tecnologia digital foi o lançamento, em 1945, do artigo ‘As we May Think’, de Vannevar Bush, em que este idealiza o ‘Memex’, conceito que antecede a noção de computador de secretária, os documentos interligados numa base de dados.


Em 46 a Universidade da Pensilvânia apresenta ao mundo o primeiro computador, o ENIAC e em 57 a ARPA foi criada, um projecto militar que seria um dos primeiros passos em direcção à Internet. Mas a inovação não se ficou por aqui, a década que se seguiu, os anos 60, foi determinante para o futuro da tecnologia digital. Em 1961 Theodor Nelson criou o conceito de ‘Hipertexto’ e de ‘Hipermedia’ para um espaço de escrita e leitura onde textos, imagens e sons podem ser conectados electronicamente, permitindo a leitura não linear da informação.


O florescer da tecnologia digital passa também pelo desenvolvimento da Internet que em 64 foi verdadeiramente conceptualizada como uma rede de comunicação sem uma autoridade central, pela RAND Corporation que desenvolveu este novo conceito para a ARPA. Em 64 este projecto evolui dando lugar à ARPANET, formada por 4 super computadores, de 4 universidades.


Outras evoluções fundamentais para o meio digital, foram as ideias de Engelbart do Standford Research Institute introduzindo ideias como bitmapping, Windows e a manipulação directa através do rato. Isto em 68, enquanto em 70 Alan Kay e uma equipa de investigadores criaram o conceito de (GUI) Graphic User Interface e a metáfora do desktop com as janelas – Windows no ecrã. Metáfora que se popularizou em 1983 com o Apple da Macintosh.


No comments: