Monday, April 9, 2007

min-saude.pt III

Há alguns pontos positivos a salientar, nomeadamente do facto de o modo de navegação ser consistente. Embora os links sejam numerosos os menus mantêm-se no mesmo sítio, o que facilita a navegação. Há também um mapa do site com todas as subdivisões, e que nos permite navegar através desse mapa do site. Do mesmo modo há que destacar o facto do site possuir metadados, o que será importante para dar informação sobre o site a um programa de leitura, mas sobretudo para facilitar a sua indexação e permitir que seja encontrado pelos motores de busca. Sendo que definitivamente a principal vantagem a apontar a este site é a organização da informação, mesmo a nível visual. Estando a informação dividida em grandes blocos de informação, em grupos rapidamente identificáveis. Do mesmo modo o contraste entre o primeiro plano e o fundo é suficiente para se puder fazer a leitura da página. E utiliza-se um estilo de apresentação da informação consistente. Também não há movimentos na página, tirando o caso do menu que já foi alvo de reflexão, nem através de imagens, nem de scripts nem mesmo através de outros elementos de programação.

Um aspecto negativo é que associado ao facto de se estruturar o site através de tabelas quando retiramos as CSS não pouca é alteração que se dá na página e na sua organização, a alteração é mesmo praticamente nula, de tal modo que não é possível fazer uma leitura em sentido linear.

Um aspecto importante em termos de acessibilidade é sermos notificados, através de um som, sempre que uma nova janela se abre. No site do programa ACESSO da UMIC isso acontece, contudo, neste site isso não acontece. Não há portanto o cuidado de não provocar o aparecimento de janelas de sobreposição ou outras, e de não fazer com que a janela actual seja modificada sem que o utilizador disso seja informado.

Não a identificação do idioma principal utilizado no documento, uma das directrizes de prioridade 3. Outra directriz deste nível de prioridade igualmente não respeitada foi, por exemplo, a definição de teclas de atalho para links importantes, formulários, que iria permitir aceder mais facilmente a esse conteúdo, quando se navegasse pelo teclado.
Há ainda 2 controlos vazios que não incluem caracteres por defeito, o que significa que são invisíveis para programas de leitura de ecrã, nomeadamente do caso dos formulários, dos campos a preencher para pesquisa isto torna-se problemático porque leva a que alguém que navegue com auxilio de programas de leitura não tenha a possibilidade de usar essas ferramentas de pesquisa.

Apesar de não ter sido utilizado nenhum atributo “tabindex” há uma ordem minimamente lógica de tabulação através dos links, controlos de formulário e objectos, quando testada a lógica dos tabs manualmente.
Não se respeita ainda a directriz que aconselha o reforço da mensagem através de gráficos ou áudio, de modo a facilitarem a compreensão da página. Não havendo um real reforço da mensagem através de outros meios de comunicação, que fazem uso de diferentes modalidades perceptivas.

Há também que notar que se disponibiliza uma função de pesquisa que permite pesquisa avançada, ou seja, em que se activam diferentes tipos de pesquisa de modo a corresponderem a diferentes necessidades.

Para tornar esta análise mais completa há ainda que ter em conta o Guia de Boas Práticas na Construção de Web Sites da Administração Directa e Indirecta do Estado, sendo que me guiei pela versão 3.0 de Fevereiro de 2003.
Neste guia constam algumas directrizes a seguir na construção de sites da Administração Pública portuguesa e que ditam algumas questões a ter em atenção no que diz respeito: aos conteúdos, acessibilidade, navegabilidade, facilidades para cidadãos com necessidades especiais, serviços, gestão, privacidade e protecção de dados individuais, autenticação e segurança, infra-estrutura, e mesmo recomendações para a construção de web sites. Neste caso, contudo, vou-me debruçar sobre as questões mais ligadas à ergonomia, nomeadamente a acessibilidade, a navegabilidade a as facilidades para cidadãos com necessidades especiais.


Conteúdos – algumas questões a destacar:

Informação mínima publicada no web site
Esta disponível a informação mínima, nomeadamente, a identificação e descrição do organismo que tutela o web site – há a identificação e descrição mínima do web site, nomeadamente referindo o organismo a que pertence e fornecendo informação sobre esse organismo, por exemplo através da missão; tal como a indicação dos organismos a que está associado e a sua descrição. Há uma lista de contactos, nomeadamente disponível através de um item do menu chamado ‘Contactos’. Encontramos de igual modo uma lista de publicações do organismo, a legislação pertinente para a entidade, os eventos em curso ou a decorrer de futuro, uma área de perguntas frequentes.

Actualização da Informação
Há uma actualização da página, pelo menos de parte dos conteúdos, uma vez que pelo menos as notícias da primeira página se vão alterando.

Apresentação da Informação
É usado um estilo consistente na apresentação da informação, assim como é fornecida informação baseada em texto, não só no próprio site, em termos do texto embebido no html da página, mas também através de documentos PDF disponíveis para download.
Quanto ao uso de imagens e sons o documento refere alguns cuidados especiais a ter, nomeadamente a ponderação de elementos em flash, daí ser questionável o uso de um menu dropdown. Uma das questões levantadas quanto Às imagens é o seu tamanho e o facto de diminuírem a rapidez de carregamento da página. De tal modo que coloco em dúvida a estratégia utilizada para a construção do cabeçalho construído quase totalmente por imagens, o que dificulta quer a leitura desses elementos por programas de leitura de ecrã, quer o carregamento das páginas.
As questões relacionadas com o texto e que dizem respeito ao uso de tipos de letra não serifadas, o não uso de texto em maiúsculas, o contrate entre primeiro plano e fundo, a diferenciação entre blocos de texto e um uso uniforme do tamanho da letra no site, são cumpridas.
Do mesmo modo é utilizada uma linguagem clara e acessível. Estão também disponíveis informações sobre o tamanho dos arquivos para download.
Não há uma versão em outra língua que não o português.

Arquivo documental
São fornecidos motores de pesquisa, inclusive pesquisa avançada, para se aceder aos documentos do arquivo documental.


Acessibilidade – neste documento entende-se a acessibilidade como a capacidade de encontrar o web site na web e por isso com esta questão se relacionam aspectos como:

- Registo do web site em motores de pesquisa
- Links em outros web Sites
- Compatibilidade de browsers
- Rapidez no download da primeira página
- Compatibilidade html
- Disponibilização dos metadados
- Promoção do web site noutros suportes

Alguns dos tópicos são bastante difíceis de analisar, nomeadamente a promoção do web site noutros suportes. De qualquer forma podemos dizer que houve o registo do web site em motores de busca, uma vez que através de uma breve pesquisa é fácil de encontrar, sendo um dos primeiros resultados apresentados. Há também links em outros web sites para este site, pelo menos em sites de outros ministérios e alguns outros que também pertencem à administração pública.
Quanto à compatibilidade de browsers convém destacar alguns aspectos que já foram até referidos, como o facto de alguns browsers não deixarem ver o atributo “alt”, nomeadamente o Firefox e o Opera, e que o menu dropdown não é visto da mesma maneira nos vários browsers, nomeadamente no Internet Explorer aparece com em fade in, enquanto em outros browsers esse efeito não aparece. Inclusive no Firefox o menu lateral, que vemos quando entramos dentro de uma das áreas do menu principal, aparece alterado, com um tipo de letra ligeiramente maior que no Internet Explorer o que leva a que os vários items do menu não fiquem sempre no sítio certo e que apareçam às vezes demasiado juntos, e mesmo as palavras dentro da caixa de outro link, o que pode dificultar a navegação.
Para pessoas com uma ligação à Internet mais lenta (como eu, que acedo através da rede wireless da universidade), a página leva bastante tempo a carregar, e o mesmo acontece sempre que entramos numa determinada página dentro do site.
Os metadados, como foi referido na análise do site segundo as directrizes do programa acesso, são fornecidos. Da compatibilidade html já se falou também uma vez que o site não está validado de acordo com uma gramática formal publicada (DTD), tal como há problemas quanto à validação das tecnologias usadas, põe se usar notação obsoleta e as CSS parcialmente erradas, segundo a ferramenta de validação do W3C, sem falar na estruturação da página por tabelas, sem fazer uso de todas as potencialidades das folhas de estilo.

Navegação – tem em consideração aspectos que facilitam a movimentação do utilizador no site, que este encontre o que procura, como:

- Ligações na primeira página
- Barras de navegação
- Rapidez no download das páginas
- Resolução gráfica.

A página foi pensada tendo em consideração questões de resolução gráfica, uma vez que foi estruturada para 800x600, recorrendo a scrollbar vertical.
No que diz respeito à rapidez de download das páginas já se referiu que não foi conseguida como seria desejável.
A primeira página está na verdade cheia de ligações a outras páginas e o site tem a informação estruturada em barras de navegação, em menus. Contudo há alguns aspectos a apontar, nomeadamente as diferenças que aparecem no menu quando mudamos de browser, assim como o facto do menu principal ser em flash e consequentemente não ser acessível a programas de leitura de ecrã.

Facilidades para cidadãos com necessidades especiais – refere-se a ferramentas que permitam o acesso de todos os cidadãos, mesmo com necessidades especiais, à informação. Contemplando questões relacionadas com diferentes contextos de acesso à informação, quer em termos de ambiente, espaço, quer em termos de acesso tecnológico. Assim aquilo que se exige é cuidado na concepção das páginas e a realização de testes de acessibilidade específicos.
Sendo que os cuidados na concepção das páginas estão associados ao tópico: Recomendações para a construção de web sites.

Concepção de páginas

- Procurar a simplicidade na forma como a informação ou os conteúdos são posicionados nas páginas – utiliza-se uma estrutura em L e uma boa organização da informação.

- Manter a informação em formato texto sempre que possível, para que estes conteúdos possam ser lidos por software específico, com sintetizadores – uma grande parte dos conteúdos estão em texto, contudo há algumas imagens, que não têm equivalente textual ilustrativo, e algumas dessas imagens não eram necessárias.

- Evitar o uso supérfluo de gráficos, imagens ou sons. Quando usados, dever-se-á oferecer também um texto alternativo, o chamado equivalente textual, para cada um desses objectos. O contrário, apresentar equivalentes não textuais para os textos é também de considerar, especialmente para pessoas que têm dificuldades de por exemplo.

- ALT+TAGs nas imagens obtendo uma descrição da imagem – como já se disse uma grande percentagem das imagem tem esta descrição, contudo não são todas e algumas dessa descrição não são suficientemente ilustrativas para a compreensão da imagem.

- Não basear a compreensão da informação por diferenças de cor, dada a incapacidade de certos cidadãos em distinguir as variações de cor – não há informação que se baseie unicamente na cor.

- Aplicar um elevado contraste entre o fundo das páginas e o texto – é usado um bom contraste nas páginas, entre informação e fundo, sem que esse contraste possa ferir os olhos.

- Minimizar a utilização de tabelas, pois essa disposição de informação é de difícil tratamento pelo software específico de muitos utilizadores – todo o site é estruturado com recurso a tabelas o que dificuldade a leitura correcta da página por programas de leitura de ecrã.

- O acesso ao motor de pesquisa deve estar no início da página – existe motos de pesquisa, mas como os controlos dos formulários não têm nada escrito por defeito, são invisíveis a programas de leitura de ecrã.

- Assegurar que todos os objectos que apresentem movimento, scrolling, blinking, etc, possam ficar suspensos – não há grandes elementos com movimento, exceptuando o menu, que efectivamente é problemático.

- Preparar o web site para que este possa ser acedido por diferentes equipamentos terminais, para além do teclado e do rato – o site não está plenamente preparado para ser acedido por diferentes equipamentos, nomeadamente porque a informação está organizada em tabelas, a notação é obsoleta, segundo a validação do W3C e as CSS não estão totalmente correcta também segundo validação do W3C. Referindo-se ainda que não existem atributos tabindex para a navegação através da tecla tab, embora a navegação desta forma esteja relativamente ordenada. Também não foram criados atalhos do teclado para uma mais fácil navegação sem rato.

- Indicar outras fontes que possam auxiliar um qualquer cidadão na utilização de tecnologias concebidas para facilitar o acesso à informação – não encontrei no site qualquer informação deste tipo.


Testes de acessibilidade específicos
- Quanto ao facto de terem sido ou não realizados testes de acessibilidade por parte de quem fez o site nada posso dizer. Apenas posso dizer que esta análise, neste post e nos 2 que o antecederam, as conclusões tiradas foram fruto de testes de acessibilidade, quer análises automática, quer manuais, quer testes com programas de leitura de ecrã.

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